BASE DE CONHECIMENTO

Hospedagem Grátis: 7 motivos para não usar

1 – Ausência de suporte técnico na hospedagem grátis

Serviços de hospedagem grátis não possuem suporte técnico em tempo real, imagine se o seu site ou blog fica fora do ar de madrugada, a quem irá recorrer?

Este é um erro clássico de usuários iniciantes que não ponderam o item suporte técnico antes de escolher o serviço de hospedagem.

Além disso, ainda tem a questão usabilidade, se por exemplo você tiver alguma dúvida sobre o funcionamento do painel de controle da hospedagem de sites terá que mandar um e-mail ou abrir um ticket.

Será que vale a pena esperar no mínimo uma semana para ser atendido?

 

2 – Espaço em disco muito limitado na hospedagem grátis

Empresas de hospedagem grátis possuem uma cota de espaço em disco muito limitado que pode não suportar a evolução do seu site ou blog.

Do que adianta possuir um serviço de hospedagem de sites e não conseguir armazenar todos os arquivos do seu site ou blog em seu FTP?

Conforme o blog ou site vai crescendo é natural que o número de arquivos a serem armazenados aumentem, então não vale a pena arriscar e receber uma mensagem de disco cheio quando você mais precisa.

 

3 – Instabilidades constantes no servidor gratuito

Ao escolher um serviço de hospedagem grátis prepare-se para o pior, pois é muito normal ocorrerem problemas como lentidões, erros inesperados, e até a indisponibilidade completa do serviço.

Como provavelmente o incidente estará previsto nos termos de uso e ainda por cima não é pago, eles não terão o senso de urgência para levantar o seu site ou blog.

Você ficará por horas ou dias vislumbrando a tela branca de pagina indisponível.

 

4 – Tráfego mensal ou largura de banda muito limitados

Para quem não sabe tráfego mensal ou largura de banda é tudo aquilo que o servidor de hospedagem envia para o navegador do visitante.

Quando cada visitante acessa seu site ou blog imagens e textos são carregados no navegador do visitante consumindo uma pequena porção de tráfego.

Quando esse tráfego chega ao seu limite o seu site ou blog é automaticamente tirado do ar sem dó ou piedade.

Podendo retornar apenas após a contratação de uma plano com o tráfego mensal maior.

Você também pode aguardar o mês seguinte para que o tráfego seja zerado.

 

5 – Backups inexistentes no plano grátis

Se por algum motivo ocorrer um problema qualquer na edição do seu site ou blog, ou até uma invasão, você não terá como rever o conteúdo do site ou blog.

O serviço de backup normalmente é reservado apenas para os planos premium, que serão constantemente oferecidos via e-mail.

Como todos nós já deveríamos saber não existe almoço grátis, sendo assim você terá que começar o seu site do zero novamente, o que em meu ponto de vista não é muito agradável.

 

6 – Domínio único no serviço gratuito

Caso deseje registrar mais de um domínio para encaminhar ao seu site não será possível, pois servidores de hospedagem grátis só dão suporte para apenas um domínio.

Sendo que em plataformas de blogs como WordPress e Wix não existe a possibilidade de inserção de domínios personalizados como por exemplo: seusite.com.br.

O endereço do seu site na plano gratuito ficaria da seguinte forma: seusite.wordpress.com ou seusite.wix.com, para ter direto a url personalizada é necessário contratar o plano premium.

 

7 – Contas de e-mail limitadas ou inexistentes

A maioria das empresas de hospedagem grátis possuem uma limitação quanto a criação de contas de e-mail.

Em serviços de blog como WIX é necessário a contratação de um serviço de e-mail a parte pois não possuem servidores destinados para este fim.

Ficaria da seguinte forma, você até pode não pagar a hospedagem mas terá que pagar por uma conta de e-mail em serviços como Google apps.

Ainda por cima terá que gerenciar dois painéis diferentes um para hospedagem e outro para e-mail.







Leia Também

 

Atendimento no WhatsApp
Nossos clientes não passam sufoco! Conte com ajuda dos nossos especialistas no assunto! Se você não é cliente traga seus sites para nossos servidores!
Ajuda à Clientes
Chame um Especialista