BASE DE CONHECIMENTO
Meu registro de domínio expirou. E agora ?
Uma história comum de se acontecer: você fez um registro de domínio, criou um site, porém depois de alguns meses acabou esquecendo que tinha esse site, ou até mesmo desistindo do projeto. Como consequência, recebeu a cobrança de renovação do domínio, mas decidiu não pagar para não renovar o registro de domínio.
Depois de alguns meses, você lembra que tinha o site e decide reativá-lo: aqui começa o pesadelo.
Depois que um registro de domínio expira, nem sempre é possível renová-lo.
Para registro de dominios com terminação .COM .NET ou .ORG, os domínios são renováveis por aproximadamente mais 45 dias após sua expiração. Depois deste prazo, o domínio fica "travado" pela entidade internacional de domínios através da quel ele foi registrado, de modo que nem mesmo o provedor de hospedagem de sites tem acesso a ele. Este periodo de "travamento" pode durar até 1 ano, e só então este domínio poderá ser renovado, pelo seu antigo dono, ou então por um novo dono, se este chegar primeiro e fizer o registro.
Algumas vezes ainda é possível renovar um registro de domínio expirado.
Em alguns casos raros, existe a possibilidade da liberação do registro de domínio junto aos órgãos internacionais, pagando uma espécie de "multa" de aproximadamente US$ 400 pela renovação do domínio.
São casos raros, e nem sempre compensa pagar tamanho valor.
Dominios terminados em .COM.BR são mais faceis de se recuperar
Caso seu domínio seja terminado em .BR , temos uma boa notícia. As políticas do Registro.br para registro de domínios e recuperação de domínios expirados são bastante flexíveis.
Pelo Registro.br, pode-se pleitear a recuperação de um domínio expirado há até 3 ou 4 meses, desde que este domínio não tenha entrado em processo de liberação, ou não tenha sofrido algum tipo de impedimento pelo Registro.br .
Neste caso, o Registro.br lhe emite uma nova fatura, sem nenhum tipo de multa ou taxa adicional.
Leia Também